Revista  Enfermagem Atual

Nosso contato
enfermagematual2017@gmail.com
+55 (21) 2259-6232
Nosso endereço
[ISSN 1520-339X ] Impressa
Rua México, 164, SALA 62
Centro | RJ - 20031-143

Estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária à saúde na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa de literatura

Teaching and learning strategies used in education of topics of primary health in the nursing graduation: an integrative literature review
  • Madja Samina Nascimento de Medeiros
  • Soraya Maria de Medeiros
  • Raphael Raniere de Oliveira Costa
  • Marília Souto de Araújo
  • Kennya Cristina Mendes Cocentino de Medeiros

Declaração da ausência de conflitos de interesse: Os autores declaram não haver conflitos de interesse nem fontes de financiamento.

RESUMO

Objetiva-se identificar, na literatura, as principais estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de Atenção Primária à Saúde na graduação em enfermagem. Procedeu-se metodologicamente a uma revisão integrativa, nas bases de dados: Education Resources Information Center (ERIC), Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e SCOPUS, e nas bibliotecas: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed, no período de 2010-2014, selecionando 08 artigos mediante os critérios de inclusão. A partir da análise, emergiram quatro estratégias de ensino e aprendizagem: oficinas, ensino por projetos, oportunidades extracurriculares e estágio, sendo esta última a que obteve a maior expressividade. Espera-se que esta pesquisa contribua para uma reflexão acerca das estratégias de ensino e aprendizagem que estão sendo utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária na graduação em enfermagem, fornecendo assim aos educandos, uma melhor estrutura para que esse nível de atenção possa ser melhor trabalhada dentro e fora de sala de aula.

Palavras-chave: Enfermagem; Educação em Enfermagem; Atenção Primária à Saúde.