Revista  Enfermagem Atual

Nosso contato
enfermagematual2017@gmail.com
+55 (21) 2259-6232
Nosso endereço
[ISSN 1520-339X ] Impressa
Rua México, 164, SALA 62
Centro | RJ - 20031-143

Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem

Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy
  • Lívia da Silva Firmino dos Santos
  • Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho
  • Glycia de Almeida Nogueira
  • Graziela Silva Tavares
  • Aline Furtado da Rosa
  • Camila Mendoza Candido Fraga Nunes

Declaração da ausência de conflitos de interesse: Os autores declaram não haver conflitos de interesse nem fontes de financiamento.

RESUMO

O objetivo deste estudo foi relatar a experiência do uso de jogos educativos por acadêmicos de Enfermagem como estratégia de ensino-aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência. Esta atividade contou com a participação de 40 alunos de graduação, no mês de agosto de 2014. A participação dos discentes se deu durante a monitoria, da disciplina de Fundamentos de Enfermagem I, sendo o conhecimento compartilhado a partir de um Jogo da Memória composto por 30 cartas que tratam dos tipos de úlceras, suas características e tratamentos. A estratégia de ensinoaprendizagem proporcionou melhor compreensão do conteúdo abordado. Concluí-se que o jogo harmonizou a dinâmica de troca do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, permitindo que o momento da revisão se tornasse agradável e descontraído resultando em maior apropriação do conhecimento.

Palavras-chave: Materiais de Ensino; Enfermagem; Curativos; Úlcera; Ferimentos e Lesões.