Revista  Enfermagem Atual

Nosso contato
enfermagematual2017@gmail.com
+55 (21) 2259-6232
Nosso endereço
[ISSN 1520-339X ] Impressa
Rua México, 164, SALA 62
Centro | RJ - 20031-143

Notificação de acidentes com exposição a material biológico: revisão integrativa

Accidents notification with exposure to biological material: a integrative review
  • Patrícia Dias Barreto
  • Cristina Lavoyer Escudeiro

Declaração da ausência de conflitos de interesse: Os autores declaram não haver conflitos de interesse nem fontes de financiamento.

RESUMO

Objetiva-se identificar literaturas relacionadas à notificação de acidente de trabalho com exposição a material biológico. Revisão integrativa de artigos publicados em português, inglês e espanhol, nas bases MEDLINE, CINAHL e LILACS, utilizando os descritores: notificação, acidentes e eventos biológicos, exposição a agentes biológicos, e, sistemas de informação em saúde. Foram selecionadas 39 obras. Os acidentes de trabalho com exposição a material biológico conferem um risco significativo de contaminação aos profissionais de saúde, devendo ser adotadas medidas para minimizar os riscos de ocorrência do acidente. A exposição dos profissionais de saúde está diretamente ligada ao desenvolvimento de seus trabalhos e suas rotinas, associada, muitas vezes, com a ausência de uma conduta segura no ambiente de trabalho, uma vez que, no cotidiano, têm o contato e exposição ao sangue e fluidos corporais. Conclui-se que a notificação se apresenta como poderosa ferramenta para sinalizar, epidemiologicamente, os locais e agravos que estão emergindo no município do notificador; mostrando em que locais as ações de prevenção e promoção à saúde devem ser direcionadas, a que tipo de público e a quais agravos, especificamente.

Palavras-chave: Notificação; Acidentes e Eventos Biológicos; Exposição a Agentes Biológicos; Sistemas de Informação em Saúde.