Revista  Enfermagem Atual

Nosso contato
enfermagematual2017@gmail.com
+55 (21) 2259-6232
Nosso endereço
[ISSN 1519-339X ] Impressa
Rua México, 164, SALA 62
Centro | RJ - 20031-143

Uso do nitrato de cério associado ao colágeno e alginato de cálcio no tratamento das queimaduras: uma série de casos

Use of cerium nitrate associated with collagen and calcium alginate in burns treatment: case series
  • José Aldari Lima
  • Roberta Araújo Montana

Declaração da ausência de conflitos de interesse: Os autores declaram não haver conflitos de interesse nem fontes de financiamento.

RESUMO

O tratamento das queimaduras é considerado um grande desafi o para os profi ssionais da área de saúde. Cada vez mais, a indústria produz e disponibiliza para o mercado novos produtos com tecnologia inovadora para tratamento de lesões, que permitem redução do número de trocas dos curativos e da dor, maior conforto e que aceleram o processo de reparo tecidual da pele. O objetivo deste estudo foi avaliar o processo de reparo tecidual de queimaduras de 2º grau superfi cial e intermediário em uso de um curativo biológico composto por nitrato de cério, colágeno bovino e alginato de cálcio.

Método: Trata-se de uma série de seis casos. A coleta de dados foi realizada de dezembro de 2013 a maio de 2014, por médicos e enfermeiros do Centro de Tratamento de Queimados de um hospital municipal do Rio de Janeiro/RJ.

Resultados: Em todos os casos acompanhados as queimaduras apresentaram melhora no processo de reparo tecidual e da dor e não foram evidenciados sinais clínicos de infecção durante as trocas de curativos.

Conclusões: O uso de um curativo biológico e de alta tecnologia, aliado ao cuidado especializado do paciente queimado, trazem mais benefícios para o processo de cicatrização da queimadura e para a saúde do paciente.

Palavras-chave: Queimaduras; Cicatrização; Ferimentos e Lesões.