Revista  Enfermagem Atual

Nosso contato
enfermagematual2017@gmail.com
+55 (21) 2259-6232
Nosso endereço
[ISSN 1519-339X ] Impressa
Rua México, 164, SALA 62
Centro | RJ - 20031-143

Esclerose múltipla: implementação do processo de enfermagem

Multiple sclerosis: implementationofthe nursing process
  • Mariana Melo da Cruz Domingos
  • Thatiane Monick de Souza Costa
  • Bárbara Coeli Oliveira da Silva
  • Francisca Marta de Lima Costa Souza
  • Cintia Capistrano Teixeira Rocha
  • Richardson Augusto Rosendo da Silva

Declaração da ausência de conflitos de interesse: Os autores declaram não haver conflitos de interesse nem fontes de financiamento.

RESUMO

Objetivo: Elaborar, validar, implementar e avaliar um plano de cuidados de enfermagem a uma paciente com Esclerose Múltipla.

Método: Trata-se de um estudo de intervenção metodológica realizado em uma paciente de um Hospital Escola na capital do Nordeste do Brasil, no período de junho de 2014. Seguiram-se as seguintes etapas: elaboração dos Diagnósticos de Enfermagem; proposta inicial de resultados e intervenções, elaboração de um plano de cuidados e validação por especialista, implementação e avaliação do plano.

Resultados: Elaborou-se, implementou e avaliou um plano de cuidados contendo cinco diagnósticos (mobilidade física prejudicada; dor crônica; sofrimento espiritual; memória prejudicada; eliminação urinária prejudicada) cinco metas, cinco intervenções e 21 atividades de enfermagem.

Conclusões: Nota-se que a aplicabilidade do processo de enfermagem direciona as necessidades prioritárias à paciente, permitindo uma linguagem homogênea e cientifica entre os profissionais de enfermagem.

Palavras-chave: Esclerose Múltipla; Processos de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem.