Revista  Enfermagem Atual

Nosso contato
enfermagematual2017@gmail.com
+55 (21) 2259-6232
Nosso endereço
[ISSN 1519-339X ] Impressa
Rua México, 164, SALA 62
Centro | RJ - 20031-143

Articulação entre ensino e pesquisa no cuidado à saúde da criança: relato de experiência

Interaction between education and research in health care child: experience report
  • Aline Cerqueira Santos Santana da Silva
  • Érick Igor dos Santos

Declaração da ausência de conflitos de interesse: Os autores declaram não haver conflitos de interesse nem fontes de financiamento.

RESUMO

Trata-se de um relato de experiência realizado com discentes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal, desenvolvido na unidade de internação da emergência pediátrica de um hospital público.

Objetivo: Descrever a experiência da articulação entre ensino e pesquisa no cuidado à saúde da criança acerca das evidências cientifi cas de enfermagem no controle da infecção primária da corrente sanguínea, bem como prevenção e tratamento da infecção urinária.

Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência. A busca foi realizada de agosto a dezembro de 2015, em bases de dados e na Biblioteca Virtual em Saúde.

Resultados: Foi identifi cado que a infecção relacionada à assistência à saúde fi gura, na atualidade, como complicação prevalente entre as crianças hospitalizadas, destacando a infecção primária da corrente sanguínea, e a infecção do trato urinário.

Conclusões: articulação entre ensino e pesquisa possibilitou o levantamento de necessidades de saúde da criança no serviço de saúde, o compartilhamento de saberes por intermédio de debates, exposições dialogadas, workshops, seminários e o retorno aos profi ssionais do serviço sobre os problemas identifi cados e as soluções aplicáveis.

Palavras-chave: Ensino; Aprendizagem; Enfermagem pediátrica; Infecções urinárias; Infecções relacionadas a cateter.