Revista  Enfermagem Atual

Nosso contato
enfermagematual2017@gmail.com
+55 (21) 2259-6232
Nosso endereço
[ISSN 1519-339X ] Impressa
Rua México, 164, SALA 62
Centro | RJ - 20031-143

Impacto da úlcera de perna na qualidade de vida de idosos: uma revisão integrativa

Impact of leg ulcer on quality of life of elderly:an integrative review
  • Ana Paula Cardoso Tavares
  • Eliane da Silva Pereira
  • Selma Petra Chaves Sá

Declaração da ausência de conflitos de interesse: Os autores declaram não haver conflitos de interesse nem fontes de financiamento.

RESUMO

Objetivo: Analisar as evidências científicas acerca do impacto da úlcera de perna na qualidade de vida de idosos.

Método: Trata-se de uma revisão integrativa cujo levantamento foi realizado nas bases de dados LILACS, BDENF, IBECS, MEDLINE (via BVS) e na MEDLINE (via PubMed). Os critérios de inclusão foram: artigos em português, inglês e espanhol, na íntegra e on-line, publicados no período de 2010 a 2015. O critério de exclusão estabelecido foi: artigos repetidos em diferentes bases e revisões sistemáticas. Após a análise das publicações na íntegra quanto aos critérios instituídos, apenas 10 estudos atenderam às exigências.

Resultados: Em geral, os estudos mostraram a dor, o distúrbio do sono, os sintomas depressivos e a mobilidade restrita como fatores que contribuem para a diminuição do padrão de qualidade de vida dos idosos com úlceras de perna.

Conclusões: Torna-se fundamental a elaboração de estratégias que visem à implementação de uma assistência voltada para a melhora da qualidade de vida dos idosos com úlceras de perna.

Palavras-chave: Idoso; Qualidade de vida; Úlcera da perna.