Revista  Enfermagem Atual

Nosso contato
enfermagematual2017@gmail.com
+55 (21) 2259-6232
Nosso endereço
[ISSN 1519-339X ] Impressa
Rua México, 164, SALA 62
Centro | RJ - 20031-143

Ação antimicrobiana do fator de crescimento epidérmico em feridas: revisão integrativa

Antimicrobial action of epidermal growth factor in wounds: integrative review
  • Fernanda Pessanha de Oliveira
  • Miriam Marinho Chrizóstimo
  • Bruna Maiara Ferreira Barreto
  • Euzeli da Silva Brandão
  • Ana Karine Ramos Brum
  • Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira

Declaração da ausência de conflitos de interesse: Os autores declaram não haver conflitos de interesse nem fontes de financiamento.

RESUMO

Objetivo: Analisar evidências científicas sobre as apresentações farmacêuticas e os efeitos antimicrobianos do fator de crescimento epidérmico recombinante humano em feridas.

Método: Revisão integrativa de literatura, nas bases de dados contidas no portal Biblioteca Virtual em Saúde e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com os termos úlcera varicosa, úlcera cutânea, úlcera da perna, infecção dos ferimentos e fator de crescimento epidérmico. Foram incluídos estudos experimentais ou quase-experimentais que abordassem como tema central avaliações da efetividade do fator de crescimento epidérmico no reparo tecidual de feridas. Foram utilizadas as recomendações CONSORT como indicador de qualidade metodológica dos artigos.

Resultados: Foram incluídos sete estudos, avaliados a partir das categorias: apresentações farmacêuticas de fator de crescimento epidérmico recombinante humano e seus efeitos no processo de reparo tecidual de lesões e emprego de terapia antimicrobiana como coadjuvante no tratamento de feridas com fator de crescimento epidérmico recombinante humano. Os estudos apontaram para o uso coadjuvante de fator de crescimento epidérmico com antimicrobianos.

Conclusões: Os estudos avaliados não apontaram para a presença de atividades antimicrobianas do fator de crescimento epidérmico recombinante.

Palavras-chave: Enfermagem; Fator de crescimento epidérmico; Úlcera varicosa; Úlcera da perna; Infecção dos ferimentos.