Revista  Enfermagem Atual

Nosso contato
enfermagematual2017@gmail.com
+55 (21) 2259-6232
Nosso endereço
[ISSN 1519-339X ] Impressa
Rua México, 164, SALA 62
Centro | RJ - 20031-143

Prevenção do câncer de mama e cérvico-uterino em idosas de um grupo de convivência*

Prevention of breast cancer and cervico-uterine in a group of elderly living
  • Fernanda de Azeredo Abreu
  • Fátima Helena do Espírito Santo
  • Carla Lube de Pinho Chibante
  • Thayane Dias dos Santos
  • Willian de Andrade Pereira de Brito

Declaração da ausência de conflitos de interesse: Os autores declaram não haver conflitos de interesse nem fontes de financiamento.

RESUMO

Objetivo: Caracterizar o perfil das idosas frequentadoras de um grupo de convivência no Rio de Janeiro; Estimar a frequência de realização do exame de prevenção de câncer de mama e cérvico-uterino dessas idosas e descrever as perspectivas de atuação do enfermeiro na prevenção do câncer de mama e cérvico-uterino para mulheres idosas de um grupo de convivência.

Método: Pesquisa quantitativa realizada com 60 idosas de um grupo de convivência de uma universidade Federal do Rio de Janeiro, nos meses de março e abril de 2015, mediante aplicação de questionário cujos dados foram submetidos á análise estatística simples.

Resultados: Verifi cou-se que a faixa etária prevalente entre as idosas foi de 60 a 69 anos, sendo 29 (48%) com nível fundamental. Quanto ao estilo de vida, 40 (67%) não utilizavam preservativo durante as relações sexuais. No que se refere ao autocuidado, 30 (50%) idosas nunca fizeram autoexame das mamas, 24 (40%) não realizam mamografia e 35 (58%) não fazem exame de Papanicolau.

Conclusões: Embora a maioria das idosas considere importante a prevenção do câncer de mama e cérvico-uterino, não realizam estes exames de forma rotineira o que aponta vulnerabilidade para essas doenças e necessidade de intervenção educativa do enfermeiro incentivando ao autocuidado.

Palavras-chave: Enfermagem Geriátrica; Saúde da Mulher; Envelhecimento.